TAGS: arm softbank

Softbank anuncia compra da ARM por US$32bi

19/07/2016 12:32 - Postado por Renan "gh0st" Lazarotto

Não, nós não morremos! Continuamos ativos para entreter seu dia com as melhores notícias. E vamos começar com o recente anúncio de que o conglomerado japonês SoftBank comprou a empresa britânia ARM por nada menos que 32 BILHÕES de dólares. 

Você certamente já ouviu falar da ARM - ela é responsável por desenvolver a arquitetura utilizada em CPUs, normalmente voltados para dispositivos móveis. Ao contrário de outras gigantes, os produtos que a ARM vende não são produtos físicos e tangíveis, ou seja, você não compra um processador DA ARM, mas sim um processador feito por outra fabricante (Samsung, Qualcomm, etc) que utiliza a arquitetura da ARM. 

Clique para ampliar

A aquisição foi anunciada ontem, dia 18 de julho, onde a SoftBank ofereceu um total de 17 libras por ação da ARM, um valor 43% maior em relação a cotação fechada na sexta-feira. Isso torna a compra da ARM pela SoftBank a maior aquisição desde o anúncio da saída do Reino Unido da União Européia. De acordo com o presidente da SoftBank, Masayoshi Son, a empresa admira "a muito tempo a ARM como uma empresa de extrema reputação do setor de tecnologia, líder do setor". A empresa ainda destacou que tem intenção de manter a sede da ARM na cidade-universitária de Cambridge e pretende ao menos dobrar o número de funcionários no Reino Unido nos próximos 5 anos. 

Por outro lado, o co-fundador da ARM, Herman Hauser, não parece estar feliz com a venda da empresa. De acordo com a BBC, o co-fundador afirma que "hoje é um dia triste para mim e um dia triste para a tecnologia na Grã-Bretanha. A ARM é a última empresa tecnológica da Grã-Bretanha que tem alcance global. Ela deu a Bretanha força. Era uma empresa britânica que determinava a arquitetura da próxima geração de microprocessadores".