TAGS: windows windows 10 webcam anniversary update

Atualização de aniversário do Windows 10 "quebrou" webcams

20/08/2016 11:06 - Postado por Renan "gh0st" Lazarotto

Como parece ser de praxe, toda atualização significativa do Windows parece vir sempre com algum tipo de "surpresa" desagradável. A última surpresa é que a atualização de aniversário do Windows 10 "quebrou" milhões de câmeras USB, de acordo com informações do Gizmodo. Um teste rápido para saber se você foi premiado é abrir o Skype ou o aplicativo de câmera do Windows e ver se a webcam funciona.

O problema ocorre por que a Microsoft deixou de suportar dois dos maiores formatos de compressão de vídeo nessa atualização: o H.264 e o MJPEG. A razão por trás disso é que a Microsoft estava procurando novas maneiras de acessar a webcam, porém não queria que vários aplicativos tivessem acesso ao stream da webcam ao mesmo tempo - o que causaria problemas de performance. Por conta disso, foi tomada a decisão levemente drástica de bloquear completamente os codecs. 

Com a atualização de aniversário para o Windows 10, agora é possível para vários aplicativos acessem a câmera de maneiras que não eram possíveis antes. Era importante para nós para permitir acessos simultâneos à câmera, de modo que o Windows Hello, Microsoft Hololens e outros produtos e recursos poderiam assumir com segurança que a câmera estaria disponível a qualquer momento, independentemente do que outras aplicações poderiam estar usando-a.

A Microsoft já está trabalhando em uma solução parcial, que irá encobrir apenas o MJPEG, que deverá ser lançada em Setembro. Para aqueles que tem uma webcam que utiliza H.264, será necessário esperar um pouco mais, embora nenhum prazo tenha sido definido.